Locutor de rádio: tudo o que você precisa saber para se tornar um

Sem dúvida, o rádio é um dos veículos de informação mais fascinantes, e desde que surgiu, no começo do século passado, conquista jovens diariamente. A profissão de locutor de rádio não é simples, pois exige muitos conhecimentos e habilidades. Nesse texto vamos elencar tudo o que você precisa saber para se tornar um e exercer essa profissão com maestria.

Antes de entrarmos propriamente nas dicas, é importante dar um conselho: esteja com a mente aberta para tudo o que você vai ler e aprender. O profissional do rádio, como comunicador, precisa interagir com pessoas, se comunicar e… ouvir. Portanto, leia com atenção, absorvendo as dicas e já pensando em como pode pôr em prática.

Então vamos lá. Saiba tudo o que você precisa para se tornar um locutor de rádio.

Gostar de rádio

A vontade de se tornar locutor de rádio normalmente começa pelo amor ao veículo. Então suponhamos que você já goste do rádio. O ponto que queremos abordar é a importância de você estender esse amor, de modo que viva ele mais profundamente.

Recomendamos ouvir rádio com atenção, prestando atenção na estrutura dos roteiros, na grade da programação e até nas inserções publicitárias. Preste atenção, também, na locução dos locutores, naquilo que é dito, na forma como eles falam, na sua tonalidade, nas palavras que usam.

Observe como seu locutor preferido ele lê uma notícia, quando passa recados de utilidade pública, como trata e atende o ouvinte etc. É muito importante ter um profissional como referência, um locutor para se espelhar e até imitar em alguns pontos.

Todo grande locutor de rádio se inspirou em profissionais que o antecederam. Foi com o passar do tempo que eles criaram o seu próprio estilo. Portanto, siga esse caminho.

Ser um verdadeiro comunicador

A primeira impressão é de que o comunicador comunica. Embora pareça óbvio, o termo, quando aplicado às profissões relacionadas à Comunicação, é mais abrangente. O profissional não apenas emite informações, mas estuda e aplica as melhores formas de fazê-lo.

No rádio, o comunicador tem o objetivo de fazer o ouvinte entender o que ele está falando. A tarefa mais importante é tornar compreensível a sua mensagem. Para isso, é fundamental falar a linguagem da pessoa que está do outro lado.

Portanto, uma das dicas mais importantes do rádio é: quando você faz um programa, é preciso pensar na pessoa com quem você está falando. O foco não deve estar em você, na sua forma de comunicar no dia a dia, e sim no ouvinte. É preciso falar na forma que ele pode compreender, e não na forma que você quer falar.

Dessa forma, saiba que para ser um locutor de rádio é fundamental falar correto, mas de forma simples, acessível, direta e clara.

Ter uma boa voz

Ninguém nasce falando como um locutor, e nenhuma faculdade ensina a falar como um. O ato de falar bem no rádio mais relacionado ao dom ou às técnicas e habilidades que a pessoa. Além disso, elas têm a completa noção de que é preciso melhorar e sabem como fazer isso.

Antigamente, quando se falava em locução de rádio, todos logo pensavam na voz grave, grossa. Hoje em dia isso não existe, pois é preciso apenas ter uma voz interessante. O locutor deve possuir uma certa desenvoltura, uma capacidade de falar e se comunicar.

A voz bonita não é uma regra, mas voz boa é. O rádio necessita de vozes “bem colocadas”. Portanto, em vez de tentar deixar a voz grave, o locutor precisa aprender a falar bem sem ler e ter a habilidade de improvisar ao vivo.

O locutor de rádio não fala rápido demais, porque o foco é fazer o ouvinte compreender. O narrador de futebol pode falar rápido em virtude da natureza do jogo, mas a comunicação do rádio é apenas para se fazer entender.

O locutor de rádio também não imposta a voz ou tenta fazer uma voz que não é sua. Ele usa a própria voz, pois é assim que cria seu estilo e conquista o ouvinte. Pronunciar bem as palavras para ser natural. Ser natural é fundamental.

Estude, treine e informe-se

Um curso de locução é uma ótima ideia, pois traz muito conhecimento. Se você aprende mais com professores, considere fazer um curso. Mas saiba que os cursos não são obrigatórios, pois você mesmo consegue estudar, treinar e se informar sobre o rádio.

O importante mesmo é ser bem informado e estar atento ao que acontece ao redor. Concentre-se em estudar muito o rádio, não só ouvindo, mas lendo livros, sites e vendo vídeos. No Youtube há muito material.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE AO VIVO